AS BOLOTAS QUE OS PORCOS COMIAM!
- carlosalmeidagesto
- 26 de dez. de 2020
- 2 min de leitura
Lucas 15:16 - E desejava encher o seu estômago com as bolotas que os porcos comiam, e ninguém lhe dava nada.
Olá!

Você, assim como eu, em algum momento da vida já ouviu alguém pregando sobre o filho pródigo, uma das parábolas mais emblemáticas proferidas por Jesus enquanto confrontava os fariseus e os escribas de sua época.
E certamente você ouviu muitos pregadores dizerem que o Filho Pródigo ficou numa ruína tão grande, mas tão grande, que estava disposto até a comer “a comida que era dada aos porcos”, como se fosse a pior coisa do mundo, comparando-a com a “lavagem” que muitos sitiantes dão aos seus porcos em cativeiro hoje em dia.
O que você não sabia (mas agora passará a saber) é que, na verdade, as “bolotas” (ou alfarrobas) são frutas deliciosas e muito apreciadas no oriente médio; são cultivadas em plantações e encontradas como as nossas “bananeiras” aqui no Brasil. Lá no oriente médio, as pessoas se utilizam das bolotas para fazer bolos, sucos e outras delícias caseiras.
E dai você me pergunta: então por qual motivo elas estavam sendo dadas aos porcos na parábola de Jesus?
A resposta é muito simples: Jesus estava fazendo um paralelo entre o que mundo faz com as pessoas e o que Deus, o Pai Eterno, faz por seus filhos e filhas, servos e servas!
Quando Jesus disse que o Filho Pródigo desejava encher o seu estômago com as bolotas, estava dizendo que aquele moço almejava, ansiava, tava doido de vontade de comer algo gostoso, entende? Ele estava desesperado para comer algo bom! E as bolotas (alfarrobas) são frutos bons e deliciosos!! Mas ninguém lhe dava nada! NEM MESMO AS BOLOTAS!
E é aí que Jesus revela o que o mundo (inimigo) faz com as pessoas que desejam coisas boas: o mundo dá aos porcos, mas nunca dá para as pessoas aquilo que elas desejam!!
Entretanto, Deus, o Pai Eterno, Criador de todas as coisas, dá tudo em abundância para os seus servos, quanto mais para aqueles que são chamados Filhos, Co-Herdeiros com Cristo!
Por isso meu amigo, minha amiga, faça como o Filho Pródigo: “caia em si”!!
Lembre-se que na casa do seu Pai há muitas moradas e que ele está de braços abertos te esperando para fazer uma grande festa com a sua chegada!
Nunca se esqueça de que no mundo há muitas coisas boas e atrativas, desejosas de se ter, comer ou adquirir!
Mas somente Jesus Cristo tem a palavra de vida eterna e tem pão com abundância para a sua vida!!! Ele veio para que tenhamos vida, e vida em abundância! Fiquem na paz do Senhor!
Rogerio Previatti
Dirigente da Igreja Evangélica Congregacional Hermom - Suzano
Graduando de Teologia pela Universidade Metodista de São Paulo
Ora viva o Cristo Jesus em nossas vidas. Explicação fenomenal pensava que as bolotas por ser alimentos de suínos, olhei como se fosse algo ruim, agora estou esclarecido. Jesus apenas quis fazer uma demonstração do que Deus tem o melhor para nós em relação ao que o mundo oferece
Só para que fique explícito apesar de fugir a mensagem bíblica. A imagem apresentada são vagens de alfarroba. Procure melhor o que é uma bolota
Eu entendi e bem assim este mundo tem tudo e nem tudo pode ser daquele que filho da desebediência Deus tem tudo tem vida bom nossa vida já foi ele qum deu certo
ir porque os pregadores pregar a palavra dizendo que ele queria comer lavagem de porco 🐷 pensando que e comida que dá um nó dia de hoje eu não entendo
Ótima explicação abriu meu entendimento e abrirá de.muitas pessoas tbm eu creio em nome de Jesus Cristo amém.